segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O amargor na cerveja.

Cerveja é a bebida alcoólica resultante da fermentação de açucares oriundos de cereais,  distinguindo-se assim do vinho por exemplo (que é o resultado de um fermentado de frutas).
No entanto quase todos os povos que desenvolveram suas cervejas ao longo dos tempos sentiram a necessidade da adição de novos sabores a fim de complementar o fermentado de cereais, um dos sabores mais acrescentados e desejados em todas as cervejas foi o amargor.
Predominantemente na Europa, a inclusão do amargor na cerveja deu-se pela adição  da flor de lúpulo, uma planta de sabor e aroma que harmonizam muito bem com esse fermentado de cereais. Devido à disseminação das cervejas e processos de fabricação europeus pelo mundo, o lúpulo tornou-se praticamente um dos ingredientes essenciais da cerveja e o amargor uma das principais características dessa bebida.
No entanto o lúpulo exige algumas condições de cultivo que são satisfeitas apenas em regiões de latitudes a norte ou a sul acima de 35º, exatamente onde estão situados os paises mais desenvolvidos do mundo. Por esse motivo o lúpulo é caro e influencia consideravelmente no preço final da cerveja, podendo custar em algumas safras anuais o equivalente a 250 reais o quilo (preço no Brasil).
Provavelmente devido a essa dependência, os grandes fabricantes de cerveja de países tropicais (como Brasil e México) optaram por reduzir drasticamente o amargor das cervejas a ponto de descaracterizá-las em relação aos estilos originais. Por exemplo, uma cerveja Pilsener (originária da Republica Tcheca) tem entre 25 e 35 IBUS (unidade de amargor) nos países europeus que fabricam esse estilo de cerveja, no Brasil as cervejas Pilsen têm entre 12 e 18 IBUs.
A diferença de amargor entre as cervejas nacionais e as internacionais é sentida drasticamente por consumidores ao experimentarem pela primeira vez uma cerveja genuinamente Pilsen, seja importada ou produzida por algumas microcervejarias no Brasil. Infelizmente, o baixíssimo do uso de lúpulo no Brasil sob pretexto de “suavização” da cerveja ou “adequação ao nosso clima tropical”, além de descaracterizar o amargor da cerveja, adaptou lentamente o paladar dos brasileiros fazendo com que para algumas pessoas o amargor seja inclusive indesejável em um primeiro momento!
As cervejas produzidas pelo grupo Haus Gebrautes respeitam as características de aroma e amargor típicas dos países de origem de cada estilo, dessa maneira os 8 estilos planejados para esse anos terão níveis de amargor para todos os gostos!

Adriano Regis
Homebrewer

Um comentário:

  1. "...no Pica-pau eles usavam pimenta porque não conheciam o Lúpulo..." Hausgebrtother

    ResponderExcluir