terça-feira, 31 de agosto de 2010

HGBF 2010!!!


Almoço de confraternização entre amigos apreciadores de cerveja caseira com Pratos típicos alemães.

DATA: 02 de Outubro de 2010 - Abertura do 1° Barril as 11h
Valores: R$25 Feminino e R$30 Masculino
Local: Sede da APAER - Itacorubi - Florianópolis/SC

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cerveja Porter!

Ontem a noite fizemos a nossa Porter para o HGBF2010... A imagem fala por si, em breve posto o video dela...

Ein Prosit!
Luis

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O amargor na cerveja.

Cerveja é a bebida alcoólica resultante da fermentação de açucares oriundos de cereais,  distinguindo-se assim do vinho por exemplo (que é o resultado de um fermentado de frutas).
No entanto quase todos os povos que desenvolveram suas cervejas ao longo dos tempos sentiram a necessidade da adição de novos sabores a fim de complementar o fermentado de cereais, um dos sabores mais acrescentados e desejados em todas as cervejas foi o amargor.
Predominantemente na Europa, a inclusão do amargor na cerveja deu-se pela adição  da flor de lúpulo, uma planta de sabor e aroma que harmonizam muito bem com esse fermentado de cereais. Devido à disseminação das cervejas e processos de fabricação europeus pelo mundo, o lúpulo tornou-se praticamente um dos ingredientes essenciais da cerveja e o amargor uma das principais características dessa bebida.
No entanto o lúpulo exige algumas condições de cultivo que são satisfeitas apenas em regiões de latitudes a norte ou a sul acima de 35º, exatamente onde estão situados os paises mais desenvolvidos do mundo. Por esse motivo o lúpulo é caro e influencia consideravelmente no preço final da cerveja, podendo custar em algumas safras anuais o equivalente a 250 reais o quilo (preço no Brasil).
Provavelmente devido a essa dependência, os grandes fabricantes de cerveja de países tropicais (como Brasil e México) optaram por reduzir drasticamente o amargor das cervejas a ponto de descaracterizá-las em relação aos estilos originais. Por exemplo, uma cerveja Pilsener (originária da Republica Tcheca) tem entre 25 e 35 IBUS (unidade de amargor) nos países europeus que fabricam esse estilo de cerveja, no Brasil as cervejas Pilsen têm entre 12 e 18 IBUs.
A diferença de amargor entre as cervejas nacionais e as internacionais é sentida drasticamente por consumidores ao experimentarem pela primeira vez uma cerveja genuinamente Pilsen, seja importada ou produzida por algumas microcervejarias no Brasil. Infelizmente, o baixíssimo do uso de lúpulo no Brasil sob pretexto de “suavização” da cerveja ou “adequação ao nosso clima tropical”, além de descaracterizar o amargor da cerveja, adaptou lentamente o paladar dos brasileiros fazendo com que para algumas pessoas o amargor seja inclusive indesejável em um primeiro momento!
As cervejas produzidas pelo grupo Haus Gebrautes respeitam as características de aroma e amargor típicas dos países de origem de cada estilo, dessa maneira os 8 estilos planejados para esse anos terão níveis de amargor para todos os gostos!

Adriano Regis
Homebrewer

sábado, 21 de agosto de 2010

Pratos do Almoço!

Quem participou das edições anteriores já sabe, que além das cervejas caseiras produzidas pelo grupo HAUS GEBRAUTES, teremos também alguns pratos típicos da culinária alemã, tais como: Salat - Saladas, Geschnitten Schweinefleisch Schaft - Pernil suíno Fatiado, Kartoffelpüree - Purê de Batata, Bratkartoffeln mit Speck - Batata assada com bacon, Einsbain - Joelho de Porco, Bock Wurst - Salsicha Bock, Hackepeter - Racapeta, chucrute e outros!!! Então, vai ficar de fora??? Participe!!!!


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tá Fermentando!!!

A fermentação é o processo no qual a levedura é transformada de glicose no mosto para álcool de etileno e dióxido de carbono gasoso. O fermento é adicionado ao mosto para iniciar a fermentação e transformá-la em cerveja. As fermentações “Ale” (de alta fermentação) duram de 5 a 10 dias a temperaturas de 16 a 21ºC. As fermentações “Lager” (de baixa fermentação) geralmente são mais longas, com uma fermentação inicial de 10 a 13ºC, seguida de um período de maturação a 1ºC. No final da fermentação, a cerveja é carbonatada e envasada.


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Fabricação Começou!!!

É pessoal, agora tá bonito!, começamos a fabricação das nossas cervejas para o HAUS GEBRAUTES BIER FEST 2010, com a supervisão e ajuda do mestre Adriano que nos agraciou com suas ótimas receitas.
Começamos fazendo 20 litros de cada, uma Red Ale e uma Golden Strong Ale, as duas prometem ficar muito boas!
Participantes desta brassagem: Mestre Adriano, Roberto, Jorge e Luis.

Ein Prosit!
Luis

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Preparem-se!!!

Foto da 2° HAUS GEBRAUTES BIER FEST 2009

Vem aí o 3° Haus Gebrautes Bier Fest!!!


Vá se preparando, a próxima será no dia 02/10/2010!!!

 

Foto da 1° HAUS GEBRAUTES BIER FEST 2008